Início > Seguros e Produtos

Seguro Garantia

Como funciona o

Seguro Garantia

O Seguro Garantia é bastante amplo e envolve desde a área de construção civil até o cenário judicial. O seu princípio básico é o conceito de fiança, ou seja, um terceiro (no caso, a seguradora) garante que um fornecedor ou prestador de serviços irá cumprir o combinado com a empresa contratante.

Portanto este tipo de seguro é uma triangulação envolvendo as seguintes figuras: 

  • Segurado: é a parte que contrata o seguro garantia, seja do setor público ou privado;
  • Tomador: é a parte contratada e responsável pelo cumprimento do contrato. As obrigações desta parte, bem como a relação contratual entre segurado e tomador são definidas no chamado Contrato Principal, que é o documento protegido pelo Seguro Garantia;
  • Seguradora: é a figura que garante ao segurado o pagamento de indenização ou continuidade dos serviços diante do não execução do Contrato Principal por parte do tomador.

Nesse contexto, a corretora é aquela que vai transitar entre as três figuras para garantir que todos os lados sejam beneficiados.

Ao contrário dos demais gêneros, o prêmio é pago pelo tomador, que será indiretamente favorecido pelo seguro, pois através da contratação ele não perde oportunidades de negócios. 

Em termos práticos, o seguro garantia tem a vantagem de possibilitar à empresa que não precise tirar dinheiro do caixa para garantir a operação. Além disso, trata-se de uma opção mais barata e que não consome parte da linha de crédito com bancos e instituições financeiras, e dispensa a necessidade de disponibilizar bens da empresa como garantia.


Contratação do seguro garantia 

A contratação desse tipo de seguro é dividida em duas etapas principais. A primeira consiste na análise de crédito do tomador. Nela, são analisadas as condições financeiras pertinentes ao seguro contratado.

Na segunda fase, pós-aprovação do crédito, a seguradora realiza a análise do risco a ser garantido, ou seja, analisa os fatores atrelados ao objeto tratado no contrato principal.

Em suma, o Seguro Garantia protege empresas que não precisam comprometer o capital e, ainda assim, continuar com cobertura de crédito dos bancos.

Você já conhece todos esses seguros? Procure a Asteca Seguros para obter mais detalhes de como cada um deles pode ser um diferencial para o seu negócio hoje.

.

Saiba mais

Conheça mais detalhes sobre o Seguro Garantia informando seus dados abaixo.

Tire Suas Dúvidas a Qualquer Hora

Entre em contato com nossa equipe para descobrir qual a melhor solução para você.

  • (11) 3357-1078
  • seguronovo@astecaseguros.com.br