35 anos
Institucional

Viajar de carro ou de ônibus?

Chegou feriado, férias do trabalho ou, apenas, a oportunidade perfeita para viajar no final de semana.

Já decidiu o destino, as companhias, pensou na bagagem, mas e agora?  A dúvida que começa a te rondar é: melhor viajar de carro ou de ônibus?

As duas opções têm suas vantagens, desvantagens e, claro, diferenças.
 

É mais barato viajar de carro ou de ônibus?

 

O valor a ser gasto em uma viagem de carro ou ônibus varia de acordo com o destino, o número de pessoas e as estradas que o levam ao lugar desejado.

Na viagem de ônibus o gasto será com as passagens, que dependem do tipo de assento (que pode ser convencional, semi-leito e leito). Para viagens com destinos não muito distantes pode custar de R$60 até R$100 e o valor sobe de acordo com a distância.

Na viagem de carro o gasto com combustível e pedágios é certo, além da grana gasta com a manutenção do próprio carro e revisão para garantir a segurança da viagem antes de colocar o carro na estrada. O gasto com combustível, entretanto, pode variar bastante dependendo do tipo de carro e do seu consumo.

Principalmente quando não vamos viajar sozinhos, vale a pena por na ponta do lápis esses gastos! Muitas vezes, dividindo os gastos com os outros passageiros, a despesa por pessoa cai bastante, ficando bem inferior ao que seria gasto com um ônibus. No Brasil, existem plataformas onde você pode oferecer os lugares vagos do seu carro e levar passageiros que também contribuirão para a viagem – ou seja, mesmo se não estiver indo viajar sozinho, ainda assim ir de carro pode ser vantajoso do ponto de vista financeiro!
 

Vantagens de viajar de ônibus





 

Em uma viagem de ônibus você pode conhecer pessoas novas, caso esteja sozinho, tendo momentos de descontração com os outros passageiros, rir, cantar e não se preocupar com o caminho.
 

Nenhuma preocupação em dirigir


No tempo que, caso viajasse de carro, estaria dirigindo, você poderá ler, escrever sobre a experiência da viagem, ouvir suas músicas favoritas, dormir ou apenas olhar o caminho pela janela do ônibus.

Sem perigo de se perder ou errar o caminho


Sem preocupação em conduzir um veículo ou traçar a rota para não se perder. O caminho já está pré-definido, e é só relaxar enquanto o motorista te leva até seu destino.

 

Vantagens de viajar de carro





 

Mais autonomia


Você define o horário da partida, da chegada, da parada; escolhe o lugar onde irá parar para lanchar, usar o banheiro ou fotografar uma paisagem bacana no meio do caminho.

É mais rápido

 

Você pode ir no ritmo que preferir, e é possível fazer a viagem bem mais rápido, com paradas mais curtas, caminhos mais curtos e sem a necessidade de fazer baldeações (que, no caso do ônibus, podem ser necessárias se não houver ônibus direto para onde você quer ir).

Dá pra chegar em qualquer lugar

 

Chegar em cidades ou locais mais remotos pode ser bem difícil dependendo de ônibus, e não há esse problema se você está de carro.

Você conhece as pessoas com quem está viajando

 

Você (provavelmente) estará familiarizado com os passageiros que te acompanharão, não correndo risco de estar em companhia de gente inconveniente ou barulhenta.

Mobilidade na sua cidade de destino

 

Tendo um carro no seu local de destino, você poderá conhecer outros locais, ir a um bar mais afastado de onde estará hospedado, ir a um restaurante ou conhecer algum ponto turístico sem depender de táxi ou transporte público.

Você pode levar o que quiser

 


Enquanto os ônibus têm restrições quanto ao tamanho, peso e quantidade de malas que um passageiro pode carregar, viajando de carro você não terá essa preocupação. Quer levar uma prancha? Sem problemas! A bicicleta vai junto também? É só coloca-la no carro! Se tiver um cachorrinho ou outro pet, no carro também é possível encontrar lugar para ele mais tranquilamente.


Fonte:https://pegcar.com/blog/e-melhor-viajar-de-carro-ou-de-onibus/