35 anos
Institucional

Seguro Uber: o perfil do seu seguro foi adaptado para a atividade?

Ao se tornar um parceiro do Uber a seguradora deve ser avisada. Temos recebido muitas dúvidas sobre o seguro de automóvel para motoristas que utilizam o aplicativo de carona remunerado UBER. Por isso, vamos explicar os principais pontos que você deve se atentar se faz a utilização deste app para não ter problemas em um eventual sinistro com o veículo segurado.

Um dos primeiros pontos é a necessidade de atualizar o perfil do condutor que deixa de ser definido como comum (uso esporádico, ida e volta do trabalho, passeio) e passa a utilizar o carro para fins comerciais, com riscos diários maiores. A partir de agora, o veículo será utilizado para transportar pessoas em locais e condições muito diferentes das anteriores.

Como esse tipo de transporte urbano é relativamente novo, nem todas as seguradoras aceitam carros deste segmento, isso quer dizer que talvez seja necessário cancelar o seguro atual e recorrer a outra seguradora. Em contrapartida, algumas já tem até campos específicos no formulário (transporte de pessoas por aplicativo) e a maioria aceita enquadrar o veículo como utilização comercial – as regras variam entre os prestadores de serviço, o mercado ainda está se adaptando a nova realidade.

A partir do momento em que se passa a usar o carro para fins comerciais, o seguro compreensivo ou seguro total – aquele que cobre roubo, furto, incêndio, alagamento e colisões com perda total ou parcial – deixa de ser suficiente para o Uber, pois o veículo é exposto a riscos maiores e o fluxo de passageiros no dia a dia é grande. É obrigatório acrescentar à apólice a cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros, conhecida como APP, para proteger não somente o motorista e seu veículo, mas também as outras pessoas que estiverem no carro.

Há quem confunda a cobertura APP com o seguro para terceiros ou cobertura de Responsabilidade Civil (RCF). A diferença é que o primeiro cobre danos corporais e materiais apenas para os que estão dentro do carro segurado. Já a cobertura do seguro para terceiros – também para danos corporais e materiais – é oferecida para pessoas que estejam fora do carro, além de assistência 24 horas.