aniversario
f1

Saiba as diferenças entre Seguro e Proteção Veicular



Existem muitas as diferenças entre a Proteção Veicular e o Seguro, uma delas é quando o segurado contrata uma apólice para proteger seu carro, ele transfere o risco para a seguradora, na Proteção Veicular, o associado assina um Contrato de Responsabilidade Mútua e divide o risco com os demais associados.

Um grande diferencial é que o segurado pode cancelar a apólice a qualquer momento, o que não acontece na Proteção Veicular antes de se completar 180 dias. Uma outra grande diferença é que o prêmio anual do Seguro pode ser pago à vista ou dividido em parcelas pré-fixadas. Já na Proteção Veicular é paga uma mensalidade, cujo valor, em geral, é composto por uma taxa de administração fixa, mais o rateio, que varia mês a mês. Dessa forma, não há como fazer um planejamento financeiro. Vale lembrar que rateio é a totalidade dos prejuízos apurados no mês anterior, dividida por todos os associados.

Proteção Veicular não é regida por leis nem tampouco possui um órgão do Governo para fiscalizar suas atividades. No caso do Seguro, existem normas aprovadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Ministério da Fazenda, que também fiscaliza o mercado de Seguros.

As seguradoras são obrigadas a constituir reservas técnicas, que garantem o pagamento da indenização ao segurado, em caso de necessidade. Na Proteção Veicular, essa garantia depende da efetivação do rateio entre os associados. Outro item que diferencia Proteção Veicular e seguro diz respeito ao pagamento de multa por uso excessivo. No Seguro não existe nenhum pagamento além do prêmio que é pago mensalmente ou à vista. Na Proteção Veicular há uma taxa de multa pelo uso excessivo do “serviço”.
 

Fale conosco, temos os profissionais habilitados para ajudá-lo. 

Fale conosco:
Asteca Seguros: (11) 3357-1000
www.astecaseguros.com.br