35 anos
Institucional

Dicas para você economizar no seguro residencial

Algumas medidas de segurança podem deixar seu seguro mais barato e deixá-lo mais protegido



Apesar do preço baixo em relação ao valor do bem, o seguro residencial pode ser barateado com algumas práticas simples. Economizar com inteligência é sempre bom, e manter os seguros mesmo em épocas de orçamento apertado é muito importante.

Mantenha um sistema de segurança e detectores de fumaça

Equipamentos de segurança que possam minimizar os danos de um sinistro podem baratear o seguro residencial, assim como ocorre com os seguros de carros. Um alarme monitorado por uma central ou ligado diretamente a uma delegacia de polícia pode ajudar a reduzir o prêmio do seguro residencial em até 5%. Para obter o desconto, você deve apresentar à seguradora o contrato ou um comprovante de pagamento da central de monitoramento. Detectores de fumaça também são uma boa opção. Imóveis modernos normalmente já possuem o equipamento, mas a instalação de detectores em imóveis mais antigos pode baratear o preço do seguro.

Aumente o valor da sua franquia

Assim como ocorre com outros seguros, quanto maior o valor da franquia, menor é o valor do prêmio que você precisa pagar à seguradora. Porém, tenha em mente que, ao selecionar uma franquia elevada, despesas com problemas de menor valor, como vidros quebrados e vazamentos no encanamento, deverão ser arcadas pelo segurado.

Procure políticas de descontos múltiplas

Algumas seguradoras dão desconto a clientes que possuem seguros de diferentes objetos na mesma companhia, como um seguro auto e um seguro residencial. Simule quanto você pagaria ao concentrar seus seguros em uma mesma seguradora.

Atenção aos materiais na hora de construir

Se você está construindo ou ampliando o seu imóvel, opte por materiais menos expostos a riscos e, portanto, mais baratos de segurar. Estruturas em madeira costumam ter seguros mais caros, pois pegam fogo com mais facilidade. Algumas seguradoras nem aceitam o risco. Já as estruturas em cimento e aço são menos propensas às condições meteorológicas e ao fogo, podendo ser até 10% mais baratas de segurar.

Reveja as coberturas de sua apólice regularmente

Reveja as coberturas da sua apólice de seguro residencial pelo menos uma vez por ano e avalie se ocorreram mudanças na sua vida e no seu imóvel que possam reduzir o valor do prêmio. Se você terminou de pagar seu financiamento imobiliário ou instalou um alarme de segurança em casa, por exemplo, notifique a seguradora por meio de imagens e/ou recibos e notas fiscais.

Proteger a sua casa? Cote Agora!