35 anos
Institucional

DANÇA PARA MELHORAR A SAÚDE E FAZER AMIGOS

Estudo indica que dançar ajuda a dar um up na saúde e de quebra melhora a vida social



 

dança é uma atividade bastante apreciada por adultos maduros. E os benefícios vão além da prática de uma prazerosa atividade física. Um estudo da Organization for Computational Neurosciences (OCNS-Paris), concluiu que dançar, por apenas um mês, tem impacto benéfico no controle da postura desse grupo. Os pesquisadores observaram 38 adultos entre 54 e 89 anos. A idéia era verificar o quanto eles “balançavam” enquanto estavam em pé.

Segundo os estudiosos, esta habilidade sinaliza o quão estável somos e pode ser mensurada. Feito isso,os participantes foram divididos em dois times: um que praticaria dança em grupo, e o outro que não o faria. As sessões ocorreram três vezes por semana, por 90 minutos e no período de um mês.

Terminado o teste, as medidas foram conferidas. A postura e o equilíbrio do grupo ativo melhorou e o levou a uma maior confiança, especialmente quando estavam com os olhos fechados . “Com a dança, as pessoas passam a trabalhar mais a marcha, a direção e melhoram a coordenação motora e a postura”, fala a professora de dança Rosi Alves (SP). “A oportunidade de sociabilizar também aprimora o humor e a qualidade do sono”, conclui.

Revista VivaSaúde - Edição 132