35 anos
Institucional

COMO E QUANDO CALIBRAR OS PNEUS? QUAL O PSI DO MEU PNEU?

Se soubéssemos o quanto do pneu é gasto quando descalibrado, cada um perde quase 8.500 km de vida, e que, considerando um carro popular, cada jogo depneu de um fabricante conceituado custa aproximadamente R$900,00, talvez essa consciência “deficit bolsária” levasse à diminuição de acidentes nas estradas.

Mas, o problema é que você não sabe como calibrar? E toda vez pede ajuda?

Não tem problema algum pedir ajuda, mas, se por acaso estiver viajando sozinho e não existir um ombro amigo no posto, é melhor saber como fazê-lo, não?

COMO E QUANDO CALIBRAR OS PNEUS?

É bem fácil, o primeiro passo para calibrar seus pneus é saber quais os calibres adequados ao tipo de pneu do seu carro. Existem basicamente dois tipos: o calibre para rodar na cidade e o para rodar na estrada. As especificações corretas podem estar registradas na tampinha de abertura do tanque de gasolina, em alguma das portas, ou no manual do carro, na parte sobre Pneus.

Dica:

Faça a calibragem quando os pneus estiverem frios: quando o pneu está frio, as partículas de ar dentro dele estão mais estáveis, e ao calibra-los nessa condição as oscilações são pequenas, fazendo a calibragem ser mais eficaz.

EXEMPLO:

Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli  185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.

Depois de saber qual o calibre ideal é só digitá-lo no visor da bomba de ar, retirar a tampa da válvula do pneu, encaixar a mangueirinha ali e esperar apitar! Pronto, tampe novamente e seu pneu está calibrado!!!!

Aplicativos para celular que medem a pressão dos pneus, através dos sinais de alguns sensores do carro, estão sendo desenvolvidos pela Continental, e, segundo o site Pense Carros, o sistema batizado de Filling Assistant deve chegar aos consumidores neste ano!

Fonte: semeucarrofalasse.com